terça-feira, 31 de maio de 2011

Ilha Grande - Abr/2011

Segue agora um dos voos mais magníficos já feito pelos Pintassilgos: Ilha Grande/RJ. Uma ilha que guarda algumas das paisagens e praias mais bonitas do litoral brasileiro! 

Entrada de Lopes Mendes
Primeiramente, apresentamos o bando, que dessa vez teve o acréscimo de dois membros. Da esquerda para direita:
Jackie, Lívia, Guilherme, Lucas e Dhiapa. Sendo Lívia irmã do Guilherme, e Jackie amiga de Lívia. A praia do fundo é a famosa Lopes Mendes, que será mais detalhada adiante.






O voo foi feito no feriado da Semana Santa,  saímos de BH na quarta às 22:00, em pleno trânsito de saída de feriado. Apesar disso, a viagem foi tranquila, Dhiapa se aventurou a deixar Lívia dirigir o carro por algumas horas, e às 7:00 da manhã da quinta já estávamos em Conceição de Jacareí, nos preparando para pegar a balsa, meio de acesso comum à ilha. Nesta foto, Jackie e Lucas se preparam para ficar enjoados durante os 90 minutos de balsa. 

Lucas e Jackie se preparando para passar mal!
Desembarcamos na praia de Palmas, onde ficava o nosso humilde camping, em que era preciso fazer longas filas para tomar banho gelado com várias aranhas sob sua cabeça, que tinha que ficar abaixada para caber embaixo do chuveiro... 


Barracas
Enfim, humilde. Montamos nossas barracas e fomos para nosso primeiro destino: Lopes Mendes. A trilha é geometricamente curta, cerca de 2 km, mas que parecem 10... As trilhas são constituídas de muitas subidas e descidas que apesar de serem extremamente exaustivas, são muito prazerosas de se fazer.

Árvore caída no meio da trilha

Passamos por várias praias intermediárias que, por serem muito "normais" não serão detalhadas. Assim, depois de passar por duas destas, finalmente a avistamos! Com um azul incrível atrás de uma abertura na mata por onde passávamos, a praia parecia como uma entrada ao paraíso.
Praia Lopes Mendes
Entramos pelo "portal" e foram só surpresas: 3 km de extensão, com uma água totalmente cristalina, com uma areia branca e fina, que ressaltava ainda mais a transparência da água.
Seguem abaixo algumas fotos da praia:

Pintassilgos em Ilha Grande

Baleia Orca em Ilha Grande

Água Cristalina

Lopes Mendes

Depois de aproveitarmos a praia, deitamos na areia e apagamos! Estávamos mortos de uma noite inteira dentro de um carro, em seguida, após acordarmos, nadamos mais um pouco e então regressamos ao nosso ninho temporário, para ter uma dormida digna.

No dia seguinte acordamos e resolvemos ir para praia de Caxadaço e Praia de Dois Rios, em um pacote de passeio de barco. O valor foi R$30,00. O passeio foi todo maravilhoso.
Barco para Caxadaço
O mar é todo o tempo muito bonito e azul, e o dia estava lindo. A primeira parada foi Caxadaço, uma pequena praia escondida entre as pedras. A cor da água é extremamente verde cristalino, maravilhoso.

Mar de Ilha Grande
Uma beleza totalmente diferente, ainda que com a mesma intensidade, da de Lopes Mendes. Cometemos o erro de não levar nem alugar googles, mas pedimos emprestado por um tempo e vimos tudo que acontecia no fundo do mar. Cardumes, tartarugas, e peixes maiores caçando menores, e etc.
Segue abaixo algumas fotos de Caxadaço:

Caxadaço, e sua água


Eu, Lucas e Dhiapa em Caxadaço
Caxadaço
Água de Caxadaço

Ficamos lá por 2 horas, em média, e em seguida partimos para Dois Rios. Chegando em Dois Rios, tivemos uma outra surpresa: a grande beleza da praia não estava voltada para o mar, e sim para a terra! Digo isso no sentido de que apesar do mar dessa praia, que recebe seu nome devido a um rio que deságua nela, ser mais escuro, a vista do "continente" é excepcional. Um paredão de pura Mata Atlântica logo em frente a praia , como uma muralha, e as várias ilhotas que nos recepcionavam à praia nos dava a impressão de que estávamos em um filme! Infelizmente as fotos não conseguem evidenciar a beleza desse local, só indo lá mesmo para verificar, mas seguem algumas abaixo:
Chegando em Dois Rios
Ao vivo essa imagem era excepcional
Dois Rios ao fundo
Ilhotas de Dois Rios
Praia de Dois Rios
Lá almoçamos em um restaurante local, e jogamos Peteca com nossos novos amigos que fizemos no barco: Kátia, Alan e Juan! Uma pena que não conseguimos uma foto com nossos amigos da Igreja Bola de Fogo...


Novos Amigos

No último dia, apesar de termos planejado uma viagem à Logoa Azul, desistimos dessa pois só escutávamos reclamações falando que ficava muito cheio, era insuportável, muito rápido e até mesmo de que não era azul! Então resolvemos fazer um último dia mais calmo, para despedir corretamente de um local tão maravilhoso, e fomos para a praia de Santo Antônio. A trilha é praticamente a mesma de para Lopes Mendes. As praias são muito próximas, a trilha só bifurca bem ao fim.

Chegando à praia de Santo Antônio, não ficamos impressionados. Entretanto, foi só arranjar um local na sombra e entrar no mar que mudamos completamente de opinião. A praia era maravilhosa, a água igualmente cristalina à de Lopes Mendes e, para melhorar, era bem mais vazia!

Nadamos e descansamos muito, escalamos as ilhas ao redor da praia, enfim, aproveitamos bem nosso último dia naquele paraíso. Segue algumas fotos dessa linda praia:


Pintassilgos na Paraia de Santo Antônio
Santo Antônio
Água Cristalina
Pintassilgos na Areia, quem é quem?

  Na volta para barraca, estávamos cansados, mas satisfeitos... Teve também um ótimo luau e ótimas músicas em que em pouco tempo todo mundo morreu de sono e foi dormir! Segue a foto:



Luau

No último dia, pegamos uma lancha cedo para voltar para Conceição. Fomos de lancha para que Lucas e Jackie conservassem o bem estar hehe. E além disso, mais uma surpresa: depois de 3 dias de puro Sol, sem sequer uma nuvem, o último dia foi de chuva, até a ilha estava triste por nós irmos embora... Ao chegar ao continente sentíamos a sensação de acordar de um sonho. Sabíamos o que nos esperava, as 12 horas de viagem, o trânsito de final de feriado, e, por fim, a consciência de ter que voltar a rotina... Mas tudo valeu a pena. Foi um vôo inesquecível, com companhias maravilhosas e paisagens que só nosso Brasil tem!


7 comentários:

  1. Que isso, não sabia que isso aqui existia não!!! Curti demais!!!

    Parabéns pelas viagens parecem ter sido muito proveitosas... Foi bom lembrar dos Pintassilgos

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ai gente, que lindo!!

    Não conheço Ilha Grande.. queria ter ido, mas daqui de Portugal fica mais complicado.. Aparentemente a Peka arranjou novas pedras, né!? Mas então, se rolar semana do saco cheio em outubro, quem topa: http://www.google.com/search?hl=pt-BR&client=safari&rls=en&q=chapada%20diamantina&gs_sm=e&gs_upl=27258l28905l0l11l8l0l0l0l0l302l1072l0.3.1.1&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1280&bih=680 ?

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o relato... as fotos dispensam comentários... Beijos... passa lá no meu blog depois!

    ResponderExcluir
  4. Eu topo Tatá....
    É do seio desta chapada que nasceu o primeiro Diamantino!

    ResponderExcluir
  5. Ah,
    E ótimo relato brow, fui ler somente agora... estava meio sem tempo neste dia 14 ai acima!
    Diferencial neste passeio foi a participação das lindas meninas, tão com tudo! Fico feliz de ver excelente companhia para os meus amigos. Esta eu perdi, mas irei ainda a Ilha Grande, tenho de conferir esta água. Ainda mais depois do Lucas racha de rir da minha cara no Devassa enquanto eu contava para o GUI (e não para ele) como as fotos não capturam a beleza real.
    Valeu Gui, eu reparei as ressalvas sobre as fotos no texto!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  6. perderam a LAGOA AZUL, e é azul sim ...confirmado! hehe

    ResponderExcluir
  7. Pintassilgos, Dá próxima vez que forem a Ilha Grande devem por no roteiro a praia e a cachoeira da feiticeira (Trilha ou barco). Muito linda! Depois continuem a trilha a té a enseada das estrelas (Praias de Guaxuma, Pequerê e de Fora) vale muito a pena.
    Sobre a Lagoa Azul, os peixes vem comer na sua mão e o Sol é que dá a tonalidade a água. O lugar é lindo mas infelizmente os barqueiros ficam lá no máximo meia hora e dependendo da época ém muito cheio sim.
    Também indico para vocês ARAÇATIBA. Lindas praías, lagoa verde e gruta do Acaiá. Show de bola.
    Parabéns por tudo. Não sou um Pintassilgo mas estou sempre voando pela Ilha Grande. Valeu!!!
    Luiz Boca

    ResponderExcluir